A Prefeitura de Diadema oficializou nesta terça-feira a retomada do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), desativado desde 2009. O novo ciclo começa com sete filhotes da raça Pastor Belga Malinois, doados ao município e escolhidos por suas habilidades de inteligência, agilidade e fácil adestramento — essenciais para atuação policial e atividades educativas.
Cada animal já recebeu nome e está passando por processo de socialização e treinamento com métodos positivos, que privilegiam bem-estar e vínculo com os condutores.
Um dos cães, Yüki, teve o nome escolhido pelo próprio prefeito Taka Yamauchi, simbolizando coragem, força e gentileza.
Mais do que reforçar a segurança nas ruas, os cães serão embaixadores da cidadania, atuando em patrulhas, busca e resgate, faro de entorpecentes e controle de distúrbios civis, garante a Guarda Municipal.
Além disso, deverão marcar presença em ações pedagógicas nas escolas e eventos comunitários, aproximando a GCM das crianças e promovendo valores como respeito e empatia.
O retorno do Canil se soma a uma série de investimentos em segurança pública integrados a ações sociais e educativas — e os novos integrantes de quatro patas prometem conquistar corações enquanto protegem a cidade, diz a secretaria de municipal de segurança.